Viajar de trem na Bolívia

Se você pretende viajar de trem pela Bolívia, aqui esta o site da Ferroviaria Oriental, a empresa que opera este serviço por aqui. No site oficial tem os preços, horários e destino dos trens, abaixo uma cópia do folder com estas informações. Lembrando que estes valores e datas podem mudar, veja a tabela no site da Ferroviaria Oriental para confirmar.

 Viajam de trem pela Bolívia

clique na imagem para ampliar

Recentemente eu fui duas vezes a Santa Cruz de trem, peguei o Súper Pullman que custa 127 bolivianos (algo em torno de R$ 42). Leva 16 horas de viagem, tem ar condicionado e TV, a viagem é agradável, mas um pouco cansativa. Tem um restaurante onde servem janta, lanche e bebidas. A única coisa que deixa a desejar é o banheiro, no início da viagem esta limpor e cheiroso, mas conforme o tempo passa vai ficando horrível. Outra coisa que percebi, muitos homens usam o banheiro das mulheres, não tem muito controle.

O trem para duas vezes, uma em Roboré e outra em San José de Chiquitos, mas é uma parada de 10 minutos e nem vale a pena descer do trem. Se for viajar leve água, alguns petiscos e papel higiênico. Existe um trem melhor, o Primeira, custa 257 da fronteira da Brasil-Bolívia até Santa Cruz, eu não viajei com ele, mas dizem que é muito bom e chega mais rápido.

Em Santa Cruz não deixe de visitar o Café Alexander e o Café 24 que ficam bem no centro. Os dois são um ótimo local para um café e tem boa comida, atendimento e ambiente.

Até mais

Ricco

2 comentários sobre “Viajar de trem na Bolívia”

  1. Ricco.
    Obrigado pelas dicas.
    Estarei indo viajar agora no incio de julho de 2013 para Cuzco via Bolivia e farei a rota pela via férrea da Expresso Oriental.
    Tenho pego em sites de mochilas dicas de viagem mas nunca sao de mais…
    Se tiver algumas a mais.. agradeço.
    Abç

  2. Oiii!
    eu tô querendo fazer um mochilão para a bolivia e o peru com uma amiga agora no final de agosto. a gente quer pegar o trem regional de puerto quijarro a santa cruz de la sierra, por ser bem mais barato.
    Você sabe quais os horários e qual a companhia que faz essa rota???
    muito obrigada
    Marina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *