Série de mensagens no Evangelho de João: Encontros com Jesus

Hoje retomo os cultos no presídio depois de três semanas que ficamos em SP. Desde minha volta tenho orado e pensado no que pregar, qual seria a mensagem? Eu gosto muito da ideia se séries e dificilmente abro mão da pregação expositiva. Peguei alguns livros de comentários e comecei a dar uma olhada na Carta aos Romanos e no Evangelho de João. Olhando o Foco e Desenvolvimento no NT*, peguei uma ótima dica no Evangelho de João.

Vou pregar quatro mensagens sobre pessoas que se encontraram com Cristo e possivelmente creram n’Ele. O destaque é para este encontro pessoal com Cristo. Vou explorar a história de como Jesus encontrou as pessoas, o que conversaram, para que lado Jesus levou o papo, o que as pessoas perguntaram ou indagaram a Jesus.

A série de mensagens bíblicas ficou assim: Nicodemos, cap. 3; a mulher samaritana, cap. 4; o cego de nascença, cap. 9 e a família de Lázaro, cap. 11.

Portão de entrada no presídio de Puerto Suarez – Bolívia

Os cultos no presídio são as segundas. As reuniões começaram com 6 pessoas e hoje já temos mais de trinta presos e presas participando. Ainda existem uns dez a quinze presos que ficam observando de longe, eles continuam jogando baralho, fazendo algum trabalho de artesanato ou lavando roupa, mas vejo que estão com o ouvido no culto. A reunião é feita no meio do pátio, que é bem pequeno (na foto acima uma visão do pátio), então a Palavra chega a todos de alguma maneira.

Esta Palavra sobre pessoas que se encontraram com Jesus é ótima para a ocasião. É isso que quero passar a eles, que cada um tenha um encontro com Cristo e creia n’Ele. Esta série vai servir para mostrar que pessoas comuns, assim como eles que estão ali presos, se encontravam com Cristo e tinham suas dúvidas e indagações. E mostrar que Jesus dava atenção a elas e direcionava a conversa para que cressem n’Ele, que se convertessem, mudasse seus coração. Quero mostrar que hoje Jesus dá atenção aos presos ali naquele terrível lugar que é o presídio e que eles podem crer e mudar seus corações. O destaque vai ficar para este encontro um a um, como Jesus dava atenção a uma pessoa e investia um tempo de conversa e ensino não só com a multidão, mas do mesmo modo com uma pessoa de cada vez.

O primeiro esboço está pronto, mas eu vou revisar. Em breve publico aqui!

Update 14/06/2012: Sermão em Nicodemos, cap. 3, clique aqui.

Ore por estes cultos e reuniões, ore pelas pessoas que vão ouvir, ore por mim e pela mensagem. Ore para que a Luz brilhe sobre as trevas João 1.5.

Até mais

Ricco

*Nota:
Foco e desenvolvimento no Novo Testamento de Carlos Osvaldo Pinto publicado pela Editora Hagnos. A propósito, o Carlos, ou COP como era conhecido no seminário, foi meu professor no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Este livro é ótimo para leitura e consultas! Caso queria comprar, aqui na Erdos é mais barato e esta com frete grátis para todo o Brasil.

One thought on “Série de mensagens no Evangelho de João: Encontros com Jesus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *